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Automação Comercial

Automação Comercial

No contexto da Tecnologia da Informação, o termo "Soluções de Automação" é comumente utilizado para designar um conjunto de ferramentas (hardware e software) que, combinados, formam uma plataforma para o desenvolvimento de processos automatizados que gerenciam operações comerciais, bancárias, industriais, etc.

O processo de automação comercial envolve um conjunto de componentes de hardware comuns à maior parte dos estabelecimentos comerciais. Entre eles, encontram-se, principalmente, impressoras fiscais, scanners de códigos de barra, balanças, gavetas e pin-pads que, juntos, fazem parte do PDV. Cada ponto de venda, ou caixa, é responsável pelas operações de venda do estabelecimento, registrando os itens vendidos e operacionalizando os pagamentos. Do ponto de vista gerencial, essas transações são visualizadas e analisadas por meio de relatórios e dashboards que possibilitam o acompanhamento online das operações, facilitando a tomada de decisões.

 


Biometria

Biometria

A biometria se enquadra no campo da identificação e autenticação de usuários, mas foca na utilização de recursos estatísticos na análise e síntese de dados biológicos. Do grego bios = vida e metron = medida, a biometria propõe o estudo estatístico de características físicas e comportamentais exclusivas de cada ser humano. Essa ciência pode ser sintetizada no seguinte princípio básico: "você é a senha".

Apesar do conceito ser conhecido há centenas ou milhares de anos, sofisticadas aplicações biométricas só têm se tornado acessíveis nos últimos anos. Entre os principais empregos da tecnologia estão a regulamentação de acesso, o controle de ponto e a identificação de criminosos.

Como uma das líderes nacionais em automação e tecnologias de auto-atendimento, a OKI Brasil já dispõe em seu portfólio de um conjunto de soluções para identificação que podem ser utilizadas em aplicações de autenticação e autorização inequívoca de usuários de sistemas e aplicações. Consolidando essa posição, a empresa, junto com o Centro de Informática da UFPE, investe agora no desenvolvimento de soluções biométricas focadas na especificação BioAPI 2.0, estabelecida pelo BioAPI Consortium.

 

Librix Diagnostic Center

LDC

Herdeiro do projeto HCT Librix, o Librix Diagnostic Center (LDC) é resultado de mais de três anos dedicados ao desenvolvimento de testes de compatibilidade entre plataformas de hardware e o Librix, distribuição Linux desenvolvida pela Itautec. Nesta fase, o projeto LDC vai além e propõe o desenvolvimento de uma aplicação responsável não só pela verificação de compatibilidade do sistema operacional com a plataforma, mas também pelo diagnóstico de componentes de hardware.

Iniciado em 2008, o projeto Librix Diagnostic Center será responsável pelo desenvolvimento de uma solução que possibilitará ao usuário um diagnóstico detalhado dos componentes de hardware do seu computador através de uma interface simples e amigável.

O sistema estará inserido também no contexto de aplicações distribuídas. Assim, o Librix Diagnostic Center contará com uma interface não-gráfica acessível a sistemas legados da OKI Brasil, possibilitando o diagnóstico remoto dos dispositivos de computadores de uma rede Linux.


 

Business Intelligence (BI)

bi

O BI SIGA permite obter informações estratégicas a partir do sistema SIGA. A tecnologia de Business Intelligence proporciona alto desempenho, segurança e flexibilidade. Estão disponíveis vários relatórios gerenciais com métricas comuns, permitindo a consulta de todo o histórico disponível. Através de um agente otimizado para tráfego incremental de dados, os dados de todas as agências são consolidados em um armazém de dados central.

A partir do armazém de dados, também faz parte da solução um conjunto de cubos que podem ser consumidos por qualquer aplicativo de visualização de BI. A documentação da estrutura do cubo acompanha o produto, para permitir convenientemente o uso da informação estratégica. Os relatórios são altamente personalizáveis e flexíveis, permitindo ricos recursos visuais, como gráficos, indicadores e mapas. É possível também criar relatórios.

O BI SIGA é a extensão natural para o SIGA, proporcionando agilidade, abrangência, flexibilidade e precisão na análise gerencial de informações estratégicas.

Podemos mencionar as vantagens a seguir:

  • Uso otimizado de hardware para a geração de relatórios gerenciais.
  • Tempo reduzido para a exibição de relatórios, mesmo envolvendo um grande volumes de dados
  • Suporte a vários formatos de exportação dos relatórios: PDF, XLS, DOC, TIFF e RSS.
  • Flexibilidade de consulta dos dados em um cubo do Analysis Services
  • Configuração de segurança versátil e granular para leitura de conteúdo restrito aos dados do cubo
  • Uso de linguagem especializada (MDX) para consultas gerenciais
  • Flexibilidade para personaliz ação e criação de novos relatórios


 

MobiCash

MobiCash

A segurança tem sido sempre uma preocupação para as organizações, principalmente quando se trata do acesso e utilização de sistemas restritos. Assim, a autenticação de usuários vem exigindo esforço constante no desenvolvimento e implementação de soluções mais seguras e sofisticadas.

Conjugando segurança, comodidade e baixo custo, o MobiCash concebe e implementa um novo formato para a autenticação de usuários baseada na geração e uso de senhas descartáveis.

O modelo de autenticação de usuários baseado em senhas descartáveis vem conquistando o território até então ocupado pelas senhas estáticas. O sistema consiste na geração de senhas por meio de um dispositivo móvel – conhecido como token. A cada solicitação do usuário, um cálculo é feito resultando numa nova senha, geralmente diferente da anterior. O aplicativo se encontra em fase de testes.

Vencedor do Prêmio Excelência em P&D na categoria automação bancária e comercial, promovido pelo Anuário Informática Hoje 2008, o MobiCash se destaca de outras soluções de senhas descartáveis por se tratar de um aplicativo, podendo ser instalado em qualquer aparelho celular com suporte a Java. A solução permite ainda ao usuário reunir num mesmo aparelho geradores de senhas de diversas instituições, como bancos, supermercados, lojas etc., oferecendo conforto e segurança na realização de operações financeiras.

Para mais informações sobre o MobiCash, acesse o folheto de apresentação clicando aqui .

 

Mobile

mobile

O mercado corporativo está crescendo muito, e diversas empresas estão buscando incorporar aplicações móveis a seu dia-a-dia para agilizar seus negócios e integrar as aplicações móveis com os seus sistemas de back-end. Empresas obviamente visam lucro, e os celulares e smartphones podem ocupar um importante espaço em um mundo onde a palavra “mobilidade” está cada vez mais conhecida.

Para acompanhar essa evolução da tecnologia e satisfazer os usuários, os fabricantes e operadoras de celulares e empresas, existe uma grande corrida estrelada pelas maiores empresas do mundo em tecnologia móvel para competir por esse nicho do mercado.

O laboratório OKI Brasil, antigo laboratório Itautec, vem desde 2010 trabalhando em soluções mobile de desenvolvimento, teste e implantação de um conjunto de funcionalidades que utilizam aparelhos celulares como instrumento facilitador na frente de loja para alcançar soluções inovadoras em automação comercial.

 

Portal para Processos de Desenvolvimento

portal

Os produtos de software concorrem num mercado mundial aberto: não há barreiras ou restrições formais ou legais para a aquisição de produtos e serviços de software provenientes de qualquer país. Há forte demanda dos produtos em todos os setores da economia, mas a oferta é também ampla, e a concorrência acirrada.

O número de empresas de software cresce em escala fatorial; as tecnologias são facilmente acessíveis, os preços caem, a capacidade criativa de prover soluções é quase ilimitada e o time-to-market já se conta em semanas. A pergunta que surge imediatamente é: quais são as diferenças competitivas ou, o que encanta e convence o cliente? A resposta é sintética, mas complexa: a confiança de ter uma solução eficaz, enquanto necessária. O cliente, ao adquirir um produto de software, deseja ver suas necessidades e expectativas atendidas, entregues no prazo acordado, sem custos adicionais, sem sustos e percalços. E espera contar com suporte ao longo de todo o ciclo de vida.

As empresas estão hoje solicitadas/exigidas a mostrar sua competência técnica e gerencial, o que requer delas a demonstração de controle sobre seus processos operacionais, tanto os internos, quanto os atinentes às relações externas, especialmente com clientes e fornecedores (parceiros tecnológicos, fornecedores de serviços e financeiros).

Organismos e entidades de padronização vêm desenvolvendo, em âmbito internacional, normas e modelos que visam assegurar e dar visibilidade à robustez dos processos relativos aos softwares. Dentre os modelos em uso, destaca-se, pela respeitabilidade e amplitude de aceitação, a série CMMI. A adoção do modelo CMMI é correntemente uma exigência e um passaporte para comercialização de produtos e soluções software.

A OKI Brasil desenvolveu um portal para processo de desenvolvimento, no qual auxiliar a equipe na elaboração da documentação do processo de CMMI e condução do desenvolvimento. O laboratório de P&D do CIn-UFPE atua como parceiro da OKI Brasil no desenvolvimento de soluções para melhorias do portal para processo de desenvolvimento da OKI Brasil e dar suporte no desenvolvimento de soluções.